redacao@gritoregional.com.br     (67) 9 8175-8904

Tudo sobre a região do Anhanduizinho

Tudo sobre a região do Anhanduizinho

           

Campo Grande, domingo, 10 de março de 2024.

1ª liga terrão ms bet

Além de fomentar a economia, campeonato da UEFA-MS, trás de volta a alegria do futebol amador e ainda conta parte da rica história dos municípios MS

Por Gilson Giordano em 11/02/2022 às 10:24

Diretor de esportes do “Picadinah”, Antônio Faccin, desportistas conhecido em boa parte do Brasil pelas eventos realizados (Foto: Divulgação)

É inegável que a 1ª Liga Terrão Estadual MS BET, promovida pela União Esportiva de Futebol Amador (UEFA-MS), além de trazer de volta a alegria do futebol amador, aquele chamado de “terrão”, proporcionou e muito, a movimentação na economia nas cidades participantes e, principalmente nos comércios localizados em torno dos campos onde os jogos foram disputados.

Mas essa movimentação não ficou restrita apenas a esses segmentos, pois agora chegou à vez da rede hoteleira de pegar a sua parte nesse imenso bolo, que se bem trabalhado, cada segmento levara o seu quinhão, muito bem recheado.

Desta feita, neste fim de semana a rede hoteleira de Dourados será uma das beneficiadas, pois nada menos que três delegações dos times do Soldamaq, de Campo Grande, Everton, de Aquidauana e Comercial/Despachante Três Lagoas  pernoitarão naquela cidade, gerando renda aos empresários, com a hospedagens de no minimo 150 pessoas.

Descobrimento

Mas a realização da 1ª Liga Estadual MS Terrão, da UEFA-MS, não está movimentando apenas o comércio e a rede hoteleira, pois com essa realização, milhares de pessoas puderam ter uma verdadeira aula de história sobre alguns distritos dos municípios do Estado, com a participação dos seus representantes.

Nesse casão estão incluídos os distritos de Fala Verdade, em Corguinho, da época em que o local teve mais de três mil garimpeiros em busca de diamante, mas com o fechamento do mesmo, a maioria absoluta foi embora e hoje o local é habitado por pouco mais de 500 pessoas.

Em Nova Alvorada do Sul, o Projeto de Assentamento Nova Alvorada, que se tornou o distrito PANA que fomenta e muito a economia da região levando o desenvolvimento e progresso à localidade.

O distrito de Casa Verde já era conhecido por todos, pelo fato de o local ser uma parada obrigatória dos ônibus interestaduais e agora um lugar também tradicional e muito conhecido na região sul do Estado: distrito de Picadinha, em Dourados, local dos jogos válidos pelas semifinais da 1ª Liga Terrão Estadual MS BET, promovido pela UEFA-MS.

Picadinha

Conforme a história, o distrito de Picadinha, um dos 11 que integram a cidade de Dourados foi fundado em 1.939 e guindado à condição de distrito, a partir de 29 de setembro de 1.958.

Hoje, quase uma cidade de pequeno porte o distrito é um dos polos mais produtivos da região.

Localizado da área central de Dourados a 22 quilômetros, está próximo à Universidade Federal Grande Dourados (UFGD) e distante de Ponta Porã a 90 quilômetros, o distrito é habitado por três mil pessoas.

Origem

De acordo com as informações do sempre prestativo, o desportista Antônio Faccin que é diretor de esporte na localidade, a origem do nome “Picadinha” aconteceu por volta das décadas de 1.960 e 1.970, ocasião em que ainda não havia estrada ligando as cidades de Dourados à Ponta Porã e tinham apenas as “picadas” abertas através dos carros de bois.

Mas desde aquelas décadas, o local já era muito habitado pelos “lavoureiros” que faziam as compras para o mês, na cidade de Ponta Porã e normalmente viajavam em “comboio”, devido às dificuldades pelo fato de a estrada ser d e chão e apenas uma “picada”, o grupo demorava três dias para ir e mais três para voltar e sempre comentava: “vamos ou fomos pela picada”, que significava o “trilheiro” aberto pelos mesmos.

Com o desenvolvimento do distrito que é formado por lavoureiros, o mesmo passou a ser perseguido por alguns setores da imprensa que chegou a comentar a origem do nome “Picadinha” foi pelo fato de mesmo ser local de “desova” ou de assassinato de muitas pessoas, história essa que o desportista Antônio Faccin desmente de forma veemente.

“Mentira! Isso nunca aconteceu por aqui! O nome Picadinha foi pelo fato de não ter na época, estrada e todos viajavam pelas picadas feitas pelos carros de bois”, afirmou.

Zoação

 O distrito é muito popular onde todos prezam pela boa amizade, tanto que dificilmente algum dos moradores é conhecido pelo nome de batismo.

Chegando ao local e se perguntar por Enildo José Zanon, ninguém conhecerá. Mas se perguntar, onde mora o “Rato?”, logo todos saberão.

E é assim com o Justino Bogarin Benitez, conhecido por “Jabuti”, o Nilson é “Urubu’, o Camilo é “Foice”, tem ainda o “Zé Boquinha”, que é o morador José Ferreira e o “Guará” entre outros tantos que levam a vida com muito trabalho, mas com muita paz e harmonia.

Santo Antônio

No Distrito Picadinha está localizado o clube Santo Antônio, onde serão disputados os jogos das semifinais deste domingo e depois servido o almoço aos integrantes das delegações. O mesmo teve a primeira ata em março de 1.983, devidamente filiado à Liga de Esporte de Dourados Amadora (LEDA).

O campo da “Picadinha” é conhecido e nele, o diretor de esportes do clube, Antônio Faccin realiza vários campeonatos, com participações de times de SP, PR, SC, GO, MT, MS e PY.

Desportista muito conhecido, Faccin já organizou campeonato no “Macarronadas”, na Capital de MS e agora planeja para 2.023, a realização de um mega evento com a participação de 120 times, com premiação de R$ 80 mil.

0 Comentários

Os comentários estão fechados.

Exibir botões
Esconder botões